segunda-feira, 9 de maio de 2011

*IMPRIMIR,IMPERMEABILIZAR E COLAR IMAGENS P DECOUPAGEM*


 Papel A4 de 75, aquele comum. Também uso impressora jato de tinta, então as imagens não podem ser coladas diretamente senão mancham. Para que isso não aconteça eu impermeabilizo com goma laca incolor. Eu uso a da Acrilex e uma trincha pequena e macia. Após imprimir dá um tempinho para que a tinta fique bem sequinha. Primeiro você impermeabiliza a parte de trás. Não precisa ter medo de dar errado, molha a trincha e vai deslizando no papel, mas seja rápida ao fazer isso. Pode passar em duas direções, horizontal e vertical em cada pedacinho que vc for fazendo. Repasse diversas vezes pois se ficar um pedacinho mínimo sem goma laca, é por ali que a cola vai passar e manchar sua imagem. A goma laca não seca tão rápido que não dê para você repassar a trincha. É só ir fazendo pedaço por pedaço. Também não se preocupa se ficar marcas, depois direi porquê. Se quando impermeabilizar a parte de trás ficar alguma mancha branca como se ali não tiver goma laca, não se importe, quando vc impermeabilizar a frente ficará direitinho


depois de seca
Feita toda a parte de trás, deixe secar bem. Não há necessidade de esperar de um dia para outro. Qualquer ventinho faz secar rápido. Quando estou com pressa ligo o ventilador. Está seco? Vamos para a parte da frente. Você vai notar que quando impermeabilizar a frente você vai precisar de menos goma laca. É que a parte de trás, como ainda não tem nada no papel, vai chupar mais goma laca. Na parte da frente você já terá a parte de trás impermeabilizada.


Agora é só deixar secar e está pronta para ser usada. Você pode cortar com a tesoura ou usar uma régua demetal e um estilete. Você cola da mesma forma que cola qualquer imagem. Eu faço assim:


- Uso cola cascorez rótulo azul dissolvida em água. 2 partes de cola para 1 de água.

- Use um pincel de cerdas duras para passar a cola e alise bem para não ficar cola acumulada em algum lugar.

- Coloque a imagem sobre a superfície e vá passando um paninho por toda ela sempre começando do meio e indo para as bordas para tirar todo o ar.

- Como a imagem está impermeabilizada e fica bem firme não precisa colocar plástico em cima, passe o pano, com força, diversas vezes por toda a imagem para ficar bem colada.

- Espere uns 3 a 5 minutos e olhe para ver se deu alguma bolha e passe o paninho no local.

- Se o ar for muito e não quiser sair, use um alfinete, fure a bolha e passe o paninho.

- Para finalizar use um rolinho de espuma molhado na cola diluída (coloque a cola num pratinho de isopor) e passe na imagem. Se der muitas bolhinhas, espere um pouquinho e repasse o rolinho (sem molhar novamente) e elas vão sumindo. Você verá que todas as marcas deixadas pela goma laca vão sumir.

- Deixe secar de um dia para o outro antes de envernizar.

- Limpe a trinchinha ou pincel com álcool.


Se eu esqueci alguma informação ou você tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo, ok?
  EMAIL:DILNE_BELLA@HOMAIL.COM
CRÉDITOS AO BLOG POSTANDO SOBRE ARTES( LUCI)

2 comentários:

Thelma disse...

eu já estou seguindo..me segue tb..amiga bjussss
www.bonecasarteiras.blogspot.com

thelmafbem@yahoo.com.br
bjus e sucesso sempre!!!

marypaz disse...

DILENE ADOREI AS DICAS DO EVA ESTAMPADO, COMO SEMPRE VC SEMPRE NÓS OFERECENDO ALGUM,MUITO SUCESSO MINHA FILHA,VC VAI MUITO MAS LONGE.

BEIJOS ILUMINADOS

MARILUCIA